24 de maio de 2008

Texto sobre vacinas publicado na revista Super Interessante

O texto abaixo, sobre vacinas, foi publicado na Revista Super Interessante em fevereiro de 2001, mas eu só o descobri há poucos dias, na internet é claro.
O texto é muito interessante mesmo, aborda as principais questões discutidas sobre o assunto de forma não superficial. Gostei.
Gostei especialmente da citação histórica sobre o início da polêmica sobre as vacinas, com o conflito ocorrido entre Louis Pasteur e Claude Bernard:
Pasteur foi o defensor das vacinas sob o argumento de que cada doença possui apenas uma causa, qual seja, o fato de um vírus ou bactéria invadir o organismo, este fato, por si só, seria o responsável pelo desenvolvimento da doença.
Bernard foi além, defendeu a teoria de que a doença instala-se em nosso corpo não apenas em decorrência do contato com determinado vírus ou bactéria, mas sim, e principalmente, quando nosso corpo ("território") está em desequilíbrio, uma vez que diariamente temos contato com diversos vírus e bactérias (e não ficamos doentes o tempo todo).
Não preciso nem dizer que concordo com Bernard.
Mas, infelizmente, ele perdeu a batalha na época.
Ruim para mim, que acabei sendo vacinada desde o primeiro dia de vida, e ruim para as tantas pessoas que hoje morrem ou sofrem de sérios problemas decorrentes da vacinação.

Nenhum comentário: