4 de junho de 2008

NOTÍCIA: "Com brinde e massagem, congresso médico parece parque de diversões"

"Com um sorvete do tipo napolitano em uma das mãos e duas sacolas personalizadas das companhias farmacêuticas Roche e Bayer Health Care, a médica japonesa Tomiko Kim espera a vez na fila para fazer um teste de conhecimentos de câncer no estande do laboratório Merkel Cell Cancer.
Após responder a três questões básicas sobre o alvo do remédio, os efeitos e os índices de sucesso, ganhou um jogo de pendrive, caneta a laser marcadora e mouse remoto. "Nice. Very nice. It's so funny [Legal. Muito legal. É tão divertido]", gritou ela.
O imenso espaço destinado aos mais de 250 expositores -entre indústrias farmacêuticas, de equipamentos, de informática e serviços- do congresso mundial da Associação Americana de Oncologia Clínica se transformou em um parque de diversões para os quase 30 mil médicos do mundo todo.
Entre uma conferência e outra (e, às vezes, no meio delas), lá estão eles à procura de brindes, como canetas, sacolas, pendrives, mouses sem fio, luminárias, tomadas especiais para conexões internacionais, entre outros. Sem contar os cafés, sorvetes, sucos e até massagens relaxantes oferecidos pelas empresas expositoras.
Para receber os brindes, os médicos precisam passar o cartão magnético do congresso, onde estão todos os seus contatos. "É uma forma de os médicos conhecerem os nossos produtos e se lembrarem da gente com carinho", disse uma das atendentes do laboratório Roche. Questionada sobre o seu nome, ela disse que não estava autorizada a dar entrevistas.
Ontem à tarde, passeando pelos estandes com uma sacola cheia de brindes, a médica grega Pants Kyratsonla se dizia exausta. "Tudo é muito imenso por aqui. Cansa para chegar até os locais das conferências e cansa andar pelos estandes."
Ainda assim, ela definiu o espaço como sendo um lugar para relaxamento. "As palestras são muito pesadas. Aqui é mais leve, você se sente mais confortável. Eles te tratam muito bem. O problema é que a gente fica passeando e perde a hora dos compromissos."
Na fila para ganhar uma luminária com pendrive, presenteada pelo laboratório Evista, um médico brasileiro carregava quatro sacolas de diferentes laboratórios, mas não quis comentar sobre os brindes nem revelar o seu nome. "Você está de sacanagem comigo", disse ele, com forte sotaque carioca.
Os brindes oferecidos nos estandes são apenas uma pequena parte dos mimos dados pelos laboratórios aos médicos. A maioria deles participa do congresso (o maior da área e o que define novas condutas médicas em oncologia) a convite da indústria farmacêutica, com, ao menos, passagens aéreas e hospedagem gratuitas.
O mesmo acontece com grande parte dos quase 600 jornalistas de todo o mundo que fazem a cobertura do evento. Só a Merck, produtora do remédio "estrela" do congresso (Erbitux), trouxe para Chicago 850 pessoas entre médicos e jornalistas de todo o mundo."
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CLÁUDIA COLLUCCI
A jornalista Claudia Collucci viajou a Chicago com as despesas parcialmente pagas pela Merck
Notícia publicada na Folha de São Paulo, em 04/06/08.